[Latest News][6]

2012
anjinhos de natal
anjos decorativos
anjos para natal
ano novo
apostilas para professores da educação infantil
Artesanato para natal
artigos para educação infantil
árvore de natal
atividades com brincadeiras educativas
atividades educacionais
atividades educativas
atividades educativas para educação infantil
Atividades lúdicas para berçário 1
atividades para berçário
atividades para berçário 1.
atividades para berçário.
atividades para creches
atividades para crianças
atividades para crianças de 0 à 6 anos
atividades para educação
atividades para educação infantil
atividades para maternal
atividades para maternal 1
atividades para maternal I
atividades semanais para maternal
bercario
berçário
berçário 1
blog para educação infantil
cantinho diversificado
construção com materiais de sucata
conteúdos para educação infantil
corujinhas de pinha.
creches
creches.
decoração de natal
desenho infantil
diretrizes curricular nacional
dobradura para natal.
e-book infantil
ebook para educação infantil desenho para educação infantil
educacao infantil
educação infantil
enfeites de natal
escola de educação infantil
escola iniciais
estrela de sucata
Facebook Planejamento Infantil
feliz ano novo
Grafismo Infantil
grátis
grátis modelo de planejamento semanal para educação infantil
grátis para baixar
ideias para natal
infantil
jardim 1
jardim 2
jardim I
jardim II
kit planejamento infantil
Literatura Infantil
maaternal II
magistério educação infantil
matemática na educação infantil
material de apoio
material para creches
maternal
maternal 1
maternal 2
maternal I
modelo de planejamento
modelo de planejamento infantil
modelo de planejamento semanal
modelos de enfeites de natal
mosaicos natalinos
motivos natalinos
natal
natal planejamento infantil.
ofertas de natal
organização de espaço
Papai noel
papai noel de amendoim
para educação infantil
pedagogia
pesquisa educação infantil.
Pesquisa para educação infantil
planejamento anual para educação infantil
planejamento berçário
planejamento com atividades e sugestões
planejamento infantil
planejamento jardim 1
planejamento jardim 2
planejamento maternal 1
planejamento maternal 2
planejamento para berçário
planejamento para berçário 1
planejamento para educação infantil
planejamento semanais
planejamento semanal berçário
planejamento semanal maternal 1
Planejamento Semanal para educação infantil
planejamento semanal.
presépio de natal
projetos para educação infantil
referencial curricular nacional natal planejamento infantil.
são paulo
sapatinho de presente de natal
site para educação infantil
sugestões de atividades para ed. infantil
sugestões de atividades para educação infantil
sugestões para educação infantil.
técnicas de desenho
tecnicas para desenho infantil
temas para educação infantil
trenó
tutoriais para professores da educação infantil.
vila mariana
zona norte de são paulo

Professor sabe menos de computador que o aluno

Em estudo inédito, 64% dos educadores admitem defasagem e desconfiam das informações da web

Os alunos sabem mais que os educadores sobre conteúdos digitais e ferramentas tecnológicas. No País, 64% dos professores admitem a defasagem sobre o uso do computador em relação a suas turmas, segundo dados da primeira edição da pesquisa TIC Educação, realizada pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).


HÉLVIO ROMERO/AE-24/6/2008Para especialistas, tecnologia tem de migrar do laboratório para a classeDivulgado nesta terça-feira, 9, o estudo pretende identificar o uso dos computadores e da internet nas escolas brasileiras e se o conteúdo aprendido se transforma em conhecimento. Foram entrevistados 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos em 497 instituições de ensino da rede pública municipal e estadual.

Conhecer o computador é um dos desafios para integrar as tecnologias da informação e da comunicação às atividades pedagógicas em sala de aula, de acordo com o estudo. A distância entre o professor e o equipamento pode ser percebida em sua desconfiança com relação ao conteúdo oferecido pela internet – 31% deles não confiam nos dados disponíveis na web. Outros 35% creem que os estudantes ficam sobrecarregados de informação e 31% pensam que os estudantes perdem o contato com a realidade.

Coordenador de pesquisas do Cetic.br, Juliano Cappi diz que o perfil do professor – que não é nativo digital e sua faixa etária varia de 31 anos a mais de 46 – ajuda a explicar porque a tecnologia ainda não é aplicada em sala de aula.

“Mas há uma demanda reprimida, pois os professores compram seus computadores, pagam cursos e até levam seus equipamentos para a sala de aula”, aponta.

“A capacitação do professor é fundamental”, comenta Jorge Werthein, vice-presidente da Sangari no Brasil e representante do escritório das Nações Unidas para a Educação no Brasil (Unesco) de 1996 até 2005. “O que ele está dizendo (neste estudo) é ‘eu não consigo usar esse instrumento porque não fui exposto à essa tecnologia quando criança ou na faculdade’”, interpreta Werthein.

Gerente de Educação, Juventude e Cultura da Fundação Telefônica, Milada Gonçalves sugere que o educador deve tratar o estudante como um parceiro nesse processo “e não como alguém que o desafia a aprender mais para ensinar depois”.

Só livros e aula não estimulam a nova geração


Quase um terço dos professores acredita mais nos métodos tradicionais de ensino – uso de livro, pesquisa em biblioteca e aula expositiva – que no uso das tecnologias de informação e da comunicação para as práticas pedagógicas. Para os pesquisadores, o confinamento dos equipamentos em laboratórios (80% das atividades são realizadas neles) – e não integrados à sala de aula – é uma demonstração do desconhecimento do potencial do equipamento e da internet na sala de aula.

Milada Gonçalves, da Fundação Telefônica, diz que o papel do educador, como mediador das informações disponíveis, é, entre outros, desenvolver nos seus alunos habilidades de pesquisa e seleção das informações, comunicação (como se comportar e se proteger na web) e autoria (publicação de conteúdos).

“O professor tem de planejar suas atividades pensando que, hoje, a internet é o principal meio de comunicação e de relação entre pessoas”, observa. “Não é possível ensinar a geração do século 21 com métodos do século 19. ” I.B.

EM NÚMEROS

COMPUTADORES
Em média, há 23 por escola, com 800 alunos – 18 funcionam

CONECTADOS À INTERNET
87% têm banda larga, mas a baixa velocidade atrapalha o uso

APRENDIZADO
48% dos professores fizeram curso para usar o computador

Isis Brum - Jornal da Tarde

Autor: Professor da Educação Infantil

Blogger para professor da educação infantil, dicas para professores da educação infantil, sugestões de aulas para professores.

Um comentário

Digite o que está procurando