[Latest News][6]

2012
anjinhos de natal
anjos decorativos
anjos para natal
ano novo
apostilas para professores da educação infantil
Artesanato para natal
artigos para educação infantil
árvore de natal
atividades com brincadeiras educativas
atividades educacionais
atividades educativas
atividades educativas para educação infantil
Atividades lúdicas para berçário 1
atividades para berçário
atividades para berçário 1.
atividades para berçário.
atividades para creches
atividades para crianças
atividades para crianças de 0 à 6 anos
atividades para educação
atividades para educação infantil
atividades para maternal
atividades para maternal 1
atividades para maternal I
atividades semanais para maternal
bercario
berçário
blog para educação infantil
cantinho diversificado
construção com materiais de sucata
conteúdos para educação infantil
corujinhas de pinha.
creches
creches.
decoração de natal
desenho infantil
diretrizes curricular nacional
dobradura para natal.
e-book infantil
ebook para educação infantil desenho para educação infantil
educacao infantil
educação infantil
enfeites de natal
escola de educação infantil
escola iniciais
estrela de sucata
Facebook Planejamento Infantil
feliz ano novo
Grafismo Infantil
grátis
grátis modelo de planejamento semanal para educação infantil
grátis para baixar
ideias para natal
infantil
jardim 1
jardim 2
jardim I
jardim II
kit planejamento infantil
Literatura Infantil
maaternal II
magistério educação infantil
matemática na educação infantil
material de apoio
material para creches
maternal
maternal 1
maternal 2
maternal I
modelo de planejamento
modelo de planejamento infantil
modelo de planejamento semanal
modelos de enfeites de natal
mosaicos natalinos
motivos natalinos
natal
natal planejamento infantil.
ofertas de natal
organização de espaço
Papai noel
papai noel de amendoim
para educação infantil
pedagogia
pesquisa educação infantil.
Pesquisa para educação infantil
planejamento anual para educação infantil
planejamento berçário
planejamento com atividades e sugestões
planejamento infantil
planejamento jardim 1
planejamento jardim 2
planejamento maternal 1
planejamento maternal 2
planejamento para berçário
planejamento para berçário 1
planejamento para educação infantil
planejamento semanais
planejamento semanal berçário
planejamento semanal maternal 1
Planejamento Semanal para educação infantil
planejamento semanal.
presépio de natal
projetos para educação infantil
referencial curricular nacional natal planejamento infantil.
são paulo
sapatinho de presente de natal
site para educação infantil
sugestões de atividades para ed. infantil
sugestões de atividades para educação infantil
sugestões para educação infantil.
técnicas de desenho
tecnicas para desenho infantil
temas para educação infantil
trenó
tutoriais para professores da educação infantil.
vila mariana
zona norte de são paulo

O Professor E A Internet

Cibercultura, ambiente comunicacional-cultural, iniciado pelo exército americano, passa por espaços profissionais, avança agora para as escolas e, em pouco tempo, estará em todo lugar. O mundo inteiro conectado em um mesmo ambiente que ganha dimensão imensurável. A educação, antes dentro de quatro paredes, agora se flexibiliza e interage através da Internet, promovendo ou provocando a inclusão dos alunos na cibercultura. A lógica da comunicação "supõe rede hipertextual, multiplicidade, interatividade, imaterialidade, virtualidade, tempo real, multissensorialidade e multidirecionalidade" (Lemos, 2002; Levi, 1999).

E nesse contexto, o professor deverá perceber a transição da mídia clássica, onde o indivíduo é apenas leitor-receptor-espectador, para a on-line, e passa a interagir-operar-participar na elaboração do conteúdo da comunicação e na criação do conhecimento. Deverá notar também que o texto agora se potencializa muitas vezes, tornando-se um hipertexto, em que existe a escritura não seqüencial, montagem de conexões em rede, gerando uma multiplicidade de recorrências, transformando continuadamente a leitura em escritura e vice-versa. O aluno deixa de ser o receptor de conhecimento apenas para ser também e, principalmente, o co-autor, o criador do próprio processo de comunicação e aprendizagem. E ainda: poderá potencializar conteúdos através das interfaces, como o Chat, o fórum, o blog, entre outras, dinamizando, ampliando e absorvendo mais rapidamente o que lhe foi ensinado.

Computadores e Internet na escola, por si sós, não garantem a inclusão dos alunos e professores à cibercultura e a tudo o que ela significa. Para que a interação aconteça, deve haver uma mudança de posicionamento do professor, que passará de transmissor para co-produtor das atividades que induzam ao conhecimento, pois nesse novo ambiente todos podem participar, organizar e modificar a estrutura da mensagem, transformando uma simples informação num hipertexto, que "supõe intertextualidade, intratextualidade, multivocalidade, navegabilidade, mixagem e multimídia". (Santos,2003,p.225).

Sem duvida, este caminho não tem volta. Alguns professores podem protelar por mais tempo, mas, fatalmente, este novo espaço virtual entrará em nossas vidas, socializando, informando. Para isso, temos que adquirir e nos apropriarmos desse conhecimento com antecedência, pois neste novo contexto, deveremos modificar a nossa visão, nossa perspectiva e nossa conduta ao expressar o conhecimento. Segundo Marcos Silva, agora o professor passará a ser "um formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências e memória viva de uma educação que, em lugar de prender-se à transmissão, valoriza e possibilita o diálogo e a colaboração".

Autor: Professor da Educação Infantil

Blogger para professor da educação infantil, dicas para professores da educação infantil, sugestões de aulas para professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite o que está procurando